Dieta do Tim Ferriss

Ontem, eu comecei a dieta de lentidão de carboidratos baseada no livro “The 4 hour body” (O corpo de 4 horas), de Tim Ferriss. Desde que eu conheci o método de contagem de pontos do Vigilantes do Peso, eu me dizia totalmente contra dietas de restrição. Passei a acreditar que o certo é uma dieta balanceada, controle de porções e exercícios. Eu participei do Vigilantes por 2 meses mais ou menos e emagreci um pouco mais de 7 quilos, também com ajuda de Zumba 2 vezes por semana, PiYo (mistura de pilates com yoga) 2 vezes por semana e corrida de 2-3 quilômetros uma vez por semana. Emagreci saudavelmente e sem restringir muito a minha alimentação. Eu até podia comer um sorvete no jantar, desde que eu compensasse os pontos no almoço. Ou seja, era uma “dieta” de escolhas. Eu troquei  o leite gordo pelo magro, o açúcar pelo adoçante e assim reduzia meu consumo de pontos durante o dia. Eu sou super fã do Vigilantes e pretendo voltar um dia. Eu tive que parar pois engravidei da pequena E. e grávida não deve fazer o programa deles. Depois que ela nasceu, eu estava perdendo tanto peso com a amamentação, que nem me preocupei em fazer dieta. Eu comia o que eu queria e ainda emagrecia. Mundo perfeito, né? Mas agora a pequena E. está com quase 13 meses e mamando menos. Eu voltei ao meu peso de antes da gravidez e empaquei ali. Como meu irmão emagreceu bastante com a dieta do Tim Ferriss, eu resolvi tentar também. Por 15 dias, para ver como meu corpo responde.

Tim Ferriss é um experimentalista do corpo humano. No livro, ele ensina, dentre outras coisas, como perder peso rapidamente e ter o corpo que você deseja. Eu confesso que não li o livro (nem pretendo) e estou seguindo apenas as dicas que meu irmão me deu e usando a Internet para mais dicas.

Praticamente, a dieta se baseia nas 4 regras a seguir:

Regra 1 – Não coma carboidratos brancos (pão, arroz, cereais, batata, massa e comidas empanadas, por exemplo)

Regra 2 – Repita sempre as mesmas refeições. Misture e combine, montando cada refeição com os 3 seguintes grupos:

Proteínas:
Claras de ovos com um ovo inteiro, para dar sabor
Peito ou coxa de frango
Carne de vaca orgânica de gado que come somente pastagens
Carne de porco
Peixe

Leguminosas:
Lentilhas
Feijão preto
Feijão carioquinha
Feijão vermelho

Legumes e verduras:
Espinafre
Aspargos
Ervilhas
Vagem
Brócolis
Grão de soja
Couve-flor
Chucrute
Tomate
Abacate

Você pode comer o tanto quanto quiser das comidas listadas acima. Para manter a simplicidade escolha três ou quatro refeições e repita-as.

Segundo Tim Ferriss, a maioria das pessoas que fazem uma dieta de baixo carboidrato desistem porque reclamam de baixa energia. Ele diz que não é porque a dieta não funciona, é porque as pessoas que fazem essa dieta não consomem calorias suficientes. Ele mostra o exemplo do arroz, que tem 300 calorias em meia xícara e do espinafre, que tem 15 calorias na mesma quantidade. Portanto é importante que você adicione bastante legumes e verduras para obter carga calórica.

Regra 3 – Não beba calorias. Beba bastante água e chás sem açúcar, refrigerantes diet, café (sem leite ou creme) ou outras bebidas sem caloria ou de baixa caloria que quiser. Não tome leite, refrigerantes normais ou sucos de frutas. Tim Ferriss diz que uma taça de vinho tinto por dia não faz mal, que na verdade ajuda na perda de gordura.

Regra 4 – Tire um dia por semana de folga. Tim Ferriss recomenda que você tire um dia de “esbórnia”, preferencialmente sábados. Neste dia, você poderá comer o que quiser (sorvete, chocolate, pizza, etc.) mesmo em excesso. Segundo ele, aumentar dramaticamente o consumo de calorias dessa forma uma vez por semana aumenta a queima de gordura ao garantir que sua taxa metabólica (função tireoidiana, etc.) não se desregularize por causa da longa restrição calórica.

Ele recomenda comer 4 vezes por dia. Eu fiz apenas 3 refeições no meu primeiro dia, e confesso que fiquei com um pouco de fome e até meio zonza à noite. Mas pode ser porque eu estou amamentando e isso queima calorias extras também. Sei lá. Segue abaixo o meu cardápio de ontem:

Café da manhã:

– Dois ovos mexidos com espinafre.

Almoço:

– Um peito de frango grelhado
– Meio prato de brócolis
– Duas colheres grandes de feijão carioquinha

Jantar:

– Duas postas bem pequenas de peixe Tilápia (um pouco de azeite, sal, pimenta do reino, umas rodelas de limão em cima, enrola no alumínio e leva ao forno por 20 minutos)
– Couve-flor ao forno (um pouco de azeite e alho, leva ao forno por uns 20 minutos)
– Salada de espinafre, tomate e ervilhas

Quando eu vi a lista de comidas permitidas, eu logo pensei “Vou peidar pra caramba”. Mas até agora, tudo certo por aqui. Nada anormal por enquanto. Tim Ferriss alega que você pode emagrecer cerca de 9 quilos em 30 dias seguindo esta dieta à risca. Eu aprendi com o Vigilantes que não se deve perder mais do que 4 quilos por mês, não é saudável. Mas, resolvi experimentar essa dieta por 15 dias mesmo assim. Se depois de 15 dias eu estiver me sentindo bem e não estiver subindo pelas paredes e ameaçando matar alguém por causa de um chocolate, eu decido se continuo ou não.

Esse post foi publicado em Comida, Dietas, Saudável e marcado , , . Guardar link permanente.

54 respostas para Dieta do Tim Ferriss

  1. Teresa Mauric disse:

    Olá, td bem?
    Será que vc poderia me ajudar com algumas dúvidas?
    Será que posso comer feijão branco?
    E adoçante no café?
    Obrigada! e boa sorte pra nós.

    • Pode feijão branco sim.
      Adoçante tem que ser com muita moderação, pois ele simula o pico de insulina no organismo do mesmo jeito que o açúcar. E o objetivo dessa dieta é evitar esse pico.

    • _ disse:

      Não pode não. Basta ler o livro para saber que lá ele especifíca o feijão preto, por ter mais nutrientes. O feijão branco é como o açucar refinado, mais calorias e menos vitaminas e tal. Como alternativas ao feijão preto, use lentilha ou soja como leguminosas.

      • Daniel disse:

        Ele fala de Pinto Beans, que pode, é o feijão branco…

      • No livro ele diz que deve-se comer “leguminosas”, ou seja, diversos tipos de feijão (preto, mulatinho, manteiga, carioca), grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha, fava e tremoço. No blog, ele especifica feijão preto, feijão pinto (que se não me engano é o carioca – marrom), feijão vermelho e lentilhas. Ele tenta sugerir leguminosas que tenham baixo teor de carboidratos mas maior teor calórico e nutricional, mas não significa que o que ele não especifica seja proibido. Inclusive há receitas no livro de receitas do Tim Ferriss que levam feijão branco.

  2. Renata disse:

    Vou começar essa dieta e minha maior dúvida é se posso usar molho shoyu. É o unico molho/tempero que realmente me faz comer legumes e lentilha =[

    • Molho shoyu pode sim, Renata. É só usar com moderação por causa do sal (sódio ajuda a reter líquidos). Algumas pessoas recomendam usar Tamari (molho de soja sem trigo) ao invés de shoyu (que contém trigo).

  3. Aline Rossi Novetti disse:

    Boa noite,
    Conheci uma pessoa que eliminou 20 kgs.
    Para mim o mais dificil é o café da manhã. Gostaria de saber se posso comer embutidos como presunto e peito de peru e se castanhas estão liberadas.
    Obrigada!

    • Oi, Aline!
      Eu já emagreci 15 quilos até agora. Dei uma vacilada por um mês por motivos técnicos, mas logo, logo estarei de volta. Ainda tenho outros 15 quilos pra perder!
      Como qualquer alimento na dieta do Tim Ferriss, você deve prestar atenção no índice glicêmico. O índice glicêmico é uma escala que ajuda a classificar alimentos ricos em carboidratos, dependendo de como elas afetam os níveis de glicose no sangue, comparando-as com glicose. Em termos simples, o índice glicêmico mede o quanto o seu nível de açúcar no sangue aumenta em um período de 2 a 3 horas após ter comido. Quanto mais baixo o índice glicêmico, melhor (abaixo de 55).
      Castanhas em geral têm um baixo índice glicêmico. Cerca de 13. Ou seja, são permitidas.
      Embutidos têm alto índice glicêmico e normalmente, os embutidos contêm muito sódio. Sódio é conhecido por fazer seu corpo reter muito líquido, além de outros problemas que pode causar a sua saúde. Alguns presuntos contêm açúcar, portanto fique de olho na lista de ingredientes. Ou seja, eu evitaria embutidos. Boa sorte!

  4. Aline disse:

    Olá,

    Vc continua firme na dieta?!
    Emagreci 3,5 em 3 semanas tb. Vc eliminou 15 em qto tempo?!
    Boa sorte!
    Bjos!
    Aline

    • Oi, Aline, desculpa a demora em responder. Eu eliminei 15 kg em mais ou menos 5 meses. Eu parei com a dieta e nunca mais consegui voltar, mas estou tomando coragem pra recomeçar mês que vem. Espero que você tenha conseguido chegar ao seu objetivo ou esteja perto dele. Boa sorte!

  5. Roberta disse:

    Oi, gostaria de saber se alface, rúcula e agrião estão liberados… E gelatina diet? Pode?
    Obrigada! Ah outra coisa, posso comer a quantidade que quiser nas refeições?
    Thanks

    • Comer. Educar. Amar. disse:

      Oi, Roberta. Desculpe a demora em responder.

      Sim, folhas verdes estão liberadas. Gelatina pode desde que não contenha açúcar. Ou seja, diet pode.
      Coma até se sentir satisfeita. Não existe contagem de calorias ou controle de porções nesta dieta. Basta parar quando se sentir saciada e não comer carboidratos ou açúcares.
      Boa sorte!

  6. Rosemarie disse:

    Hola ,se puede comer lechuga, rucula y acelgas ? afecta la dieta a personas con problemas de presion arterial..?
    GRACIAS

    • Comer. Educar. Amar. disse:

      Sim, pode comer folhas verdes à vontade (desculpe, não sei escrever em espanhol, mas entendo).
      Quanto a pessoas com problemas de pressão arterial, eu aconselho a consultar seu médico antes de seguir qualquer dieta. Cuidado com o sal.
      Boa sorte!

  7. fernanda disse:

    Tb quero saber mais sobre o café da manhã e como saciar a vontade de doce.
    Pelo que entendi queijo e leite estão fora da dieta ne?

    • Comer. Educar. Amar. disse:

      Sim, qualquer laticínio está proibido.
      Quanto a saciar a vontade de comer doce, depois de cerca de 15 dias nesta dieta, essa vontade passa um pouco e fica mais fácil controlar. O açúcar é viciante e cortá-lo completamente ajuda a controlar esse vício. Quanto mais tempo seguindo essa dieta à risca, acredito que você não tenha tanto desejo de comer doce.
      Boa sorte.

  8. Dona Pipoca disse:

    Perdi 30 kg depois da minah segunda gestação, perder os 30 kg em 6 meses foi aparte mais fácil do processo, rapidinho… o preciso aprender, era manter o peso, não fazer a balanca oscilar. Tive que fazer exercicios até pq a fracidez era cruel, hj sou adepta a esse tipo dieta, low carb e treino para hipertrofia. Estou bem contente com os resultados, mas se parar, bobear a balanca novamente sobe…

    • Comer. Educar. Amar. disse:

      Sim, Dona Pipoca. Manter o peso é o mais difícil. Eu acho que qualquer dieta é assim. A manutenção é muito importante e realmente, se bobear, engordamos tudo de novo (e mais um pouco). Com o tempo você aprende como o seu organismo reage aos carboidratos e açúcares e aprende o quanto de carboidratos e açúcares você pode comer por dia e poderá introduzir um pouco mais dos mesmos na sua dieta.

  9. Dona Pipoca disse:

    Ah! em epoca de dieta cutting, carboidrato só no café e ainda mingua de aveia que tem muita ptn.

  10. Dona Pipoca disse:

    O leite está fora da dieta pq é carboidrato, assim como as frutas. Para quem quer matar a vontade de doce, pode fazer mousse de chocolate com abacate, comprar whey protein( recomendo fortemente para quem faz dieta), gelatina diet.

  11. Fe disse:

    Oi, recomendo que comprem o livro. Vi semana passada que foi traduzido para o português. Eu comprei no ano passado em ingles mesmo.
    Ele menciona no livro também uma suplementacao com chá verde, óleo de alho e etc. Este método de suplementacao e chamado PAGG no livro. Recomendo fazer o todo, eu perdi 2kg por semana sem exercícios.

    Apenas uma correção quanto a tradução. O original em inglês é Slow Carb Diet. A melhor tradução seria a Dieta dos Carboidratos Lentos.

    • Marcia Lopes disse:

      Olá meninas ,
      Meu tenho 32 anos de idade 1.60m e 67 kg.pretendo emagrecer 10 kg até 31/12/12 e sei que esta dieta é muito boa pois fiz só por uma semana e emagreci 2kg.Acho importante nosso contato para que possamos dar força umas as outras para juntas alcaçarmos nossos objetivos.
      Um Grande Beijos a Todas

      • Desculpem eu não estar vindo aqui tanto quanto antes. Eu dei uma parada na dieta e não estou conseguindo voltar. Falta de vergonha na cara mesmo, eu sei. Boa sorte a todos que estão fazendo a dieta.

  12. Silvia disse:

    Boa tarde a todos!
    Comecei a dieta na quarta passada e no sabado ja estava me sentindo mais leve. Gostaria de contar com o apoio de pessoas que estao seguindo o mesmo plano que eu, pois estou muito confiante com a dieta do Tim.
    Preciso perder 10 kilos ate dezembro. Fazendo tudo direitinho e ainda correndo e possivel e real?

  13. Marcia Lopes disse:

    Bom Dia,
    Silvia ,eu também estou com esse objetivo 10 kg até dezembro eu acho que é possível porém devo confessar que hoje no café da manhã comi torradas e estou super decepcionada comigo, mas não vou desistir não se vc quiser me passar email ou me adcionar no face pois quanto mais unidas mais fortes né?beijos

  14. Marcia Lopes disse:

    Bom Dia a Todos,
    Gostaria de saber se posso comer salgadinhos de soja?pois adoro ,são salgadinhos de grãos de soja temperados com ervas finas ou salsa e cebola,são muito bons para o intervalo entre as refeições e li no livro que soja é permitido.
    Agradeço desde já e ótimo dia a todas.

  15. Mayara Martins disse:

    Olá,
    Soube desse livro esses dias e gostaria muito de emagrecer 20 kilos.
    Quem sabe até o carnala eu não esteja me sentindo um pouquinho melhor para viajar com a galera.
    Alguém poderia me passar essa dieta certinha no meu e-mail e me passar dicas que tenham conhecimentos em meu e-mail… Quem poderia e gostaria de me ajudar?
    Meu e-mail é mayara-cm@hotmail.com
    Obrigadinhaaaaaaa

  16. Leca disse:

    Olá, tudo bem?
    Nesta dieta pode tomar whey protein? Gostaria de substituir o café da manha por ele.
    Gostaria de saber tambem sobre a utilização do azeite. É liberado?
    Muito obrigada pelas dicas do site

  17. Oi. Casualmente estou lendo o livro agora e estou mais interessada em saber porque voc6e parou, já que conseguiu perder 15 kg e se você resolveu voltar e como foi este retorno. Comecei hoje a dieta e confesso que estou bastante curiosa com os experimentos do Tim.

    • Oi!
      Eu parei porque estava de mudança e minha vida virou um caos por uns meses. Eu estava comendo fora demais e ficou difícil seguir a dieta assim. Depois não conseguia voltar porque pra falar a verdade eu cansei de ovo e feijão. Não conseguia nem pensar em ter que comer ovo e feijão várias vezes por dia, todos os dias. Eu voltei a fazer a dieta há duas semanas e emagreci 2 quilos só porque eu tenho saído da dieta mais do que uma vez por semana. Sempre tenho alguma desculpa… 😛

  18. Mayara Martins disse:

    Pode parecer absurdo o que vou pedir, mas eu realmente não tenho os R$50,00 para comprar o livro do Tim Ferris nesse momento.
    Me disseram que no livro ele passa mas dicas dessa dieta.
    Vocês poderiam dividir conosco?
    Amnha darei inicio.
    Já fiz minha lentilha e frango e estou preparando minha sala. É permitido folhas verdes?
    Beijos

  19. Guido disse:

    Leiam o livro. Não tentem a dieta apenas por relatos na internet. Fazendo errado a dieta não irá funcionar e pessoas vão falar mal do resultado. Há a possibilidade de comprar o livro virtual em pdf, custa muito mais barato e vale muito a pena.

  20. Moema Moreira disse:

    Onde encontro o licro do Tim Ferris, Comer Educar amar? Quero comprar em portugues.

  21. andrea disse:

    no mês passado descobri esta dieta, já fiz milhões, tomei remédios, do correto ao absurdo, de tanto tomar remédios já pesei 44k, tive que fazer um tratamento para engordar. Hj com 48 anos e há 3 anos totalmente parada por um problema na cervical, engordei mtoooooo. Preciso emagrecer com urgência para não ir parar na mesa de operação, pois o peso esta influenciando mto na coluna. Dei inicio a varias dietas desde o inicio do ano, sem resultado algum. No dia 29/04/13 iniciei esta dieta com informações apenas dos sites, não comprei o livro. Já emagreci 5.200k,meu exercícios são mto poucos, caminhadas dia sim outro não, pois qdo faço fico com o braço direito inflamado. Passei a beber agua, hj já tomo 1,5l, sei que não é o ideal, mas o que aprendi ao longo da vida é que tudo tem que ser introduzido no seu compasso, para não existir um fracasso rápido. No café da manhã preciso tomar café (puro), mas não consigo de maneira alguma tomar sem nada, muito menos com adoçante, portanto este é meu único abuso nesta dieta, minha solução foi tomar apenas um xícara e com mto pouco açúcar (demerara). Estou me dando mto bem e a cada pesagem me estimulo mais a continuar, como tenho uma vida solcial mto agitada, tomar uma taça de vinho me ajuda e ter um dia de folga tbem. Neste dia resolvi não cair de boca na comida e sim na bebida, tiro este dia para minha cerveja. Aconselho mto esta dieta. Acho que o melhor é sempre adaptar ao seu estilo de vida, minha prima tira o dia de folga para comer mto chocolate, doce já não ligo, espero poder postar em breve melhores resultados

  22. Eric MM disse:

    Faço a Dieta do Tim Ferris a mais de 1 mês e meio e emagreci 10 Kilos, mas estou com dificuldade de fazer o PAGG pois não encontro os itens. Você tem alguma dica de onde posso comprar eles ???

  23. clarice disse:

    OI, tudo bem?
    gostaria de saber si pode comer cebola, alho, cogumelos?

  24. Celzinha disse:

    Oi Clarice. Pode sim, o alho mesmo é mt recomendado pelo Tim Ferriss (autor do livro 4 horas para o corpo). Comecei a dieta ah 19 dias. Não me pesei, pois não tive coragem, mas já estou um manequim abaixo. Cebola e cogumelos tb pode. Essa dieta é maravilhosa, estou me sentindo super bem e com muita disposição para ir em frente.

  25. Talita disse:

    Comecei a dieta A 1 Semana E Emagreci 3kg Na Qual Mantive Mesmo Apos O Cheatday. Muito Importante Seguir Os Alimentos Que Estão No Livro, Nao Comer Acucar, Ate Adoçante Usar Pouco.
    Importante Também e Aconselhado Por Tim Ferris E Manter Um Registro Do Seu Peso E Tirar As Medidas Da Cintura, Pernas,braco E Quadril o Autor Recomenda Alguns Exercícios No Livro Para Perda De Barriga.
    A Dieta Nao Deixa Cansada ou Com Dor De Cabeça, Pelo Contrario deixa Com Muita Disposição.

  26. Gabi disse:

    Perdi 4,5 kg na primeira semana. Segui à risca a dieta, massem exercícios. O resultado foi muito alto porque uni ao tratamento ortomolecular. Hoje foi meu dia livre, estou matando todas as minhas vontades. Espero que isso não atrapalhe! Bjos

  27. patricia disse:

    ola onde posso baixar gratis o livro 4 horas para o corpo do tim ferris? quero mto fazer essa dieta

    • RESSALVA DO EDITORO conteúdo deste livro é apenas informativo. Como a situação de cada indivíduoé única, você deve lê-lo com cuidado e consultar um profi ssional de saúde antes dese submeter às dietas, aos exercícios e às técnicas descritos neste livro. O autor e aeditora não se responsabilizam por quaisquer efeitos adversos que possam resultarda aplicação das informações deste livro. (TIMOTHY FERRISS)Patricia você pode lê e se quiser baixar para o seu pc ou pendrive no link abaixo:http://www.intrinseca.com.br/upload/livros/1Cap_4HorasParaCorpo-ISSUU.pdf

  28. Erika Bafini disse:

    O que comer no café da manhã??
    E em lanches nos intervalos das principais refeições???
    Obrigada!

  29. Nathany Santos disse:

    Ola algem aind esta fazendo essa dieta? Qero perder 10 kg ate maio e preciso d ajuda para trocar emails pq e dificil se manter firme sozinh
    Bjs

  30. Andre Marinho disse:

    Muito bom, tirou minhas duvidas. Valeu!

Deixe um comentário

